Guia da Gravidinha: quando é o melhor momento para viajar?

Conhecida como babymoon, a viagem durante a gestação já ganha espaço na agenda dos casais que querem curtir momentos a dois antes do nascimento do filho.
Seja para curtir momentos românticos e relaxantes ou aproveitar as compras de enxoval, é importante que a viagem siga o ritmo da gestante – e não represente nenhum risco para a saúde dela ou do bebê. Além de estar com o pré-natal em dia, é fundamental conversar sobre seus planos de viagem com o obstetra.
A viagem, além de muito amor envolvido, tem que ser bem planejada e neste post temos algumas dicas preciosas para você aproveitar da melhor maneira.
Quando viajar?
– 1° Trimestre
Até a 7ª semana, é possível que a mulher não apresente nenhum sinal de gravidez. Mas, pouco tempo depois, é provável que note oscilações de humor, enjoos, sono excessivo e dores de cabeça. Entre a 8ª e a 11ª semana, o corpo também começa a se expandir, ocasionando possíveis dores nas costas.
Como é também nesse período que acontecem 80% dos abortos espontâneos, a recomendação geral dos médicos é evitar viagens muito longas.
Mas, salvo exceções, as grávidas estão liberadas para tirar férias próximas de casa e fazer exercícios físicos leves, como natação e caminhada.
– 2° Trimestre
É o melhor momento para fazer uma babymoon! Primeiro, porque o risco de aborto espontâneo diminui drasticamente: de acordo com o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (Acog), o período entre as semanas 18 e 24 é o mais seguro para a gestante viajar.
Segundo, porque a essa altura os enjoo começam a melhorar e a disposição e o apetite aumentam.
Terceiro, porque a barriga ainda não está grande demais a ponto de atrapalhar a movimentação – é até recomendável que as grávidas aproveitem essa fase para nadar, caminhar e fazer atividades aeróbicas de baixo impacto.
Sendo assim, não é à toa que a maioria das mulheres considere o 2º trimestre de gravidez o mais prazeroso. Se o desejo é viajar para o exterior ou para um destino nacional mais longínquo, a hora é essa!
Claro que é importante que a viagem siga o ritmo da grávida. Da 19ª à 25ª semana, é normal que a futura mãe aumente muito de peso, sinta falta de ar e comece a ter o sono prejudicado por azias e desconfortos.
– 3° Trimestre
Na reta final da gestação, voltam a valer as recomendações do 1º trimestre. Entre as semanas 27 e 30, é esperado que as gestantes sintam cansaço e passem por oscilações de humor novamente.
Como o bebê está num estirão de crescimento, a mulher pode chegar a engordar meio quilo por semana e, por isso, fica difícil manter o equilíbrio e fazer exercícios vigorosos – caminhadas, hidroginástica e ioga são recomendadas.
O ideal é que, nesse período, as viagens sejam feitas de carro e para lugares próximos, de preferência em horários com pouco trânsito. Assim, fica fácil voltar caso haja necessidade.
Mas, a partir da 35ª semana, é melhor relaxar. Dali até o final da gestação, o feto já está grande o suficiente para pressionar os órgãos, de forma que as futuras mães sentem dor, falta de ar e dificuldade para dormir. Também é comum ter contrações de treinamento.
Se inspirou em viajar a três? ;) Nós temos o pacote de viagem perfeito para a sua babymoon! Entre em contato conosco e solicite um orçamento:
Inesquecíveis Viagens
📩 contato@inesqueciveisviagens.net
📱 Whatsapp: 21 96725-1563
☎ Tel: 2456-2267
📷 Instagram: inesqueciveis_viagens
🌐 Facebook: /inesqueciveisviagens