Países da Europa exigirão “visto eletrônico” a partir de 2020

Países da Europa exigirão “visto eletrônico” a partir de 2020

Turistas brasileiros e de outros 61 países que viajarem para os país integrantes da União Europeia, como França, Alemanha, Portugal, Espanha e Itália, precisarão solicitar uma autorização eletrônica online. A medida, válida para todos os países da Zona de Schengen (área de livre circulação entre os países europeus), foi aprovada pelo Parlamento Europeu no fim de abril e passa a valer em 2020.


O novo sistema é decorrente das preocupações dos países europeus com terrorismo e com a crise de migração e visa uma melhor gestão das fronteiras.


“Precisamos saber quem está cruzando nossas fronteiras. Desta forma, saberemos quem está viajando para a Europa antes mesmo de chegar aqui” declarou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na apresentação da proposta, no fim de 2016.



Como conseguir a autorização eletrônica (Etias)?

Denominado Etias (Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem, da sigla em inglês), o mecanismo se assemelha ao Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA), utilizado nos Estados Unidos.



Para conseguir a autorização, o turista preencherá um formulário online com seus dados pessoais, número do passaporte, antecedentes criminais, histórico de viagens e possível presenças em zonas de conflito. Após este processo, é necessário pagar uma taxa de 7 euros.