Mini Curso de Fotografia para Viagens - Super Dicas de Como Tirar Fotos Legais

Mini Curso de Fotografia para Viagens - Super Dicas de Como Tirar Fotos Legais

As vezes vemos nas redes sociais dos amigos uma foto tão bonita em um lugar que você nem imaginava que era tão bonito assim. E as poses? Se você está cansado de tirar fotos sempre iguais, esse post é para você!


Viajar é sensacional, isso todos nós já sabemos. Mas e guardar as recordações? Tirar fotos legais durante a sua viagem é algo tão fundamental quanto a viagem em si, pois é o que vai ficar após a viagem ter terminando.


A primeira dica e primordial é: pesquise fotos que outras pessoas já tiraram no mesmo lugar que você vai curtir sua viagem. Vale pesquisar no Pinterest, hashtags no Instagram, Google imagens... Isso te ajudará a se inspirar e reproduzir suas próprias fotos de uma maneira melhor.


Agora vamos as demais dicas? Começaremos com dicas dos modos:


Modos automáticos

Comuns na maioria das câmeras compactas, os modos automáticos podem ser excelentes aliados. Saber o efeito que cada um deles proporciona torna a gama de opções da câmera muito maior. Não se restrinja apenas ao que o desenho mostra, a técnica de cada um pode ser aplicada a vários fins. Os principais são:


Modo retrato – Sabe aquele efeito desfocado no fundo? É isto que o modo retrato faz. Com o aumento da abertura da lente, ele foca o objeto principal e desfoca o fundo. Que tal usar este modo para fazer belos registros de esculturas?


Modo esporte – Aqui o efeito está na alta velocidade de disparo, por isso é possível “congelar” imagens que estão em movimento, como um jogador de futebol. O efeito pode ser usado pra tudo que está movimento, não apenas cenas de esporte.


Modo paisagem – Para grandes cenários, nada como o modo paisagem. Ele mantém toda a cena em foco. Isto vale para aquele grupo enorme de amigos ou mesmo uma bela cena de natureza.

Modo noturno – Aqui a intenção é captar o máximo possível de luz em ambientes mal iluminados, por isso a câmera efetuará o disparo com a velocidade mais baixa, ou seja, a foto estará sendo registrada durante mais tempo. Um tripé, ou qualquer apoio, será bem-vindo ou a foto poderá sair tremida. Use este modo para obter fotos de traços de luz, como de um carro.


Modo macro – O símbolo da flor neste modo engana os mais desavisados. Use o modo macro para fotografar qualquer objeto pequeno. Aquele maravilhoso prato do almoço pode ganhar uma bela foto neste modo.




E as poses? Chega daquelas poses abraçando plantinhas. partiu ser criativo! ;)



Mas ainda temos muito mais macetes pra te passar...



Treine o seu olho

Veja o ângulo, a posição da pessoa, a sensação, estilo… Tente associar todas as ideias para tirar a foto perfeita de viagem! Aos poucos você vai treinando o olho para enxergar uma composição legal da foto, e cada vez mais as fotos ficarão legais.


Capriche no seu equipamento

Claro que várias fotos lindas de viagem são tiradas com equipamento bem comum e até celular. Eu mesma uso o próprio celular, não carrego câmeras. Porém, alguns equipamentos ajudam a garantir uma qualidade melhor nas suas fotografias e filmes. uma marca que muitos usam, e que não vejo como dar errado é a Go Pro. Se você gosta de viajar e tirar boas fotos, vale a pena investir nisso.


Use pau de selfie

Apesar de se tornar meio banal e ser ridicularizado em muitas situações, o pau de selfie é indispensável! Não tenha vergonha de estender o seu pau de selfie na frente da galera, e tire sempre muitas fotos!


Leve um tripé

Nem sempre aquelas fotos que a pessoa aparece sem o braço esticado de selfie foram tiradas por outras pessoas. Existem vários no mercado e alguns bem pequenos e maleáveis que grudam em qualquer parte!



Evite os Turistas

O truque é chegar cedo e aproveitar enquanto os turistas ainda estão dormindo. Além de ter uma perspectiva diferente do local sem encarar grandes multidões


Fontana di Trevi crowdiada


Regra dos Terços

Muito usada na fotografia, é uma técnica onde você divide através da lente a paisagem em três terços verticais e horizontais, resultando em nove quadrados imaginários. Os quatro cantos do quadrado central são as zonas onde devemos posicionar os elementos que queremos em destaque. Um pouco em desuso hoje em dia com tanta criatividade latente, mas pode te ajudar se está começando.


Paisagem x Pessoas

Se você quiser seguir só uma dica de como tirar boas fotos de viagem, que seja essa: pessoas não precisam aparecer inteiras na imagem. Quanto mais você aproxima a pessoa, mais consegue que ela se destaque junto com o cenário. Só não exager, ok?

Não é que seja proibido tirar foto de corpo inteiro ou muito de perto, mas é preciso saber usar esses recursos. Na dúvida, da cintura para cima é mais garantido.


Espontaneidade

A melhor maneira de compartilhar o momento é agir como figurante. Você é parte da foto, não o foco central. Prefira não olhar diretamente para a lente da câmera, mostre o seu perfil, uma parte do seu corpo ou você de costas. Fotos tiradas ao acaso também podem ficar legais. Teste sempre tirando mil fotos!


Iluminação Natural - Horários Ideais

Em fotografia profissional existe uma coisa chamada ‘hora dourada’, que é quando a luz do sol deixa suas fotos mais bonitas. Em uma viagem, muitas vezes não temos como calcular a que horas estaremos em cada lugar, né? Então siga esse guia: fotos até as 11h e depois das 13h ficam melhores porque os raios de sol ainda estão incidindo de lado sobre os objetos, e não de cima. Das 11h às 13h, a luz vem reta de cima e provoca muitas sombras (é o que se chama de ‘luz dura’).


Iluminação Natural - Posição do Sol

Outra coisa a se evitar é tirar fotos contra o sol. Se você fizer isso, a parte da frente, que é a que vai aparecer na foto, fica escurecida, já que a luz está por trás dela. A não ser que você queira apenas marcar a silhueta, como fotos em por do sol de costas - muito bonitas e já um pouco manjadas - facilite e tente estar do lado correto do sol.


Reserve um quarto com vista

Normalmente ouço dos meus clientes: um quarto simples, não ficarei muito tempo no quarto. Nãããão! Quando estamos iniciando na fotografia de viagem não pensamos que um quarto com vista faz total diferença nas suas fotos. Mas faz! Um quarto com vista rende perspectivas diferente que fará com que você saia do lugar comum.


Ângulos

O ângulo de uma foto combina com a história que quer ser contada. Por exemplo se você quer enfatizar a grandeza de um monumento, você pode tirar a foto de baixo para cima com você olhando para o topo dele. Para conseguir fotos diferentes, não registre todas as suas imagens de frente, com o ponto turístico, a paisagem ou a pessoa chapada no meio. Varie os ângulos colocando a atração para um lado e a pessoa para o outro. Tire a foto de baixo, ou de cima, ou de dentro para fora, em vez de fora para dentro. Coloque flores na frente, ou um guarda-chuva colorido passando, ou uma criança correndo. Coloque a paisagem em uma ‘moldura’, como um arco, um buraco na parede ou mesmo uma fechadura. Tá vendo? Já te demos várias idéias pra sair da mesmice.


Perspectivas

Uma foto da Torre Eiffel fica ainda mais graciosa com um macaron em primeiro plano. Saiba colocar os elementos em perspectiva. Imagine você sentado em um restaurante em frente ao Coliseu, tomando uma taça de vinho, no entardecer. Pegue a foto da taça com o Coliseu ao fundo. Ficará sensacional!

Seja criativo

Sente, deite, suba em alguma coisa (desde que não seja proibido!), fique de lado, de costas. Enquadre de cima, de baixo, só o olho, só o pé, só a mão, a tatuagem, a sombra etc. Adoro tirar foto quando a outra pessoa não está olhando, fica "natural" e sempre rende fotos no mínimo divertidas.

Simetria

Se sua intenção é ser simétrico, enquadre da forma mais simétrica possível, tentando não cortar nada na foto - pelo menos não propositalmente. Veja bem, tudo é permitido na fotografia, use sempre sua criatividade, só não "corte" nada da foto se não for exatamente essa sua intenção. Se você está tirando uma foto em frente a Torre Eiffel, não rola cortar a ponta da Torre, né?


Atenção aos Detalhes

Flores em uma varanda, uma bicicleta apoiada na parede ou as baguetes à venda na padaria transferem para a pessoa que observa a foto um sentimento de estar lá, naquele lugar juntinho com você. Use também como perspectiva e vai render excelentes cliques.





Edição

Tá, você acha mesmo que aquelas fotos sensacionais de artistas e blogueiros não levaram uma ediçãozinha, um filtro sequer?

Hoje em dia existem várioooos aplicativos superlegais que dão um super Up a sua foto. E não precisa ser super fera pra poder editar uma foto. Muitas vezes basta aplicar um filtro, e prontinho!



Abaixo alguns aplicativos para celular mesmo que uso muito:







Snapseed - Excelente para aplicação de filtros. Indico muito o "Curvas" para efeitos de por do sol, por exemplo, e dois bem facinhos de usar que dão uma baita diferença são o "HDR Scape" e o "Drama". Costumo usar o correção pra apagar alguma manchinha da foto e o expandir pra aumentar a foto dos lados. Mas existem muito mais opções nesse super aplicativo.



Cymera - Esse é o queridinho das mulheres. Além de efeitos especiais, existe no ícone "beleza" uma gama de opções que vai desde tirar espinhas e imperfeições do rosto e aplicar make e até mesmo dar uma afinadinha básica na silhueta. Um daqueles apps "must to have".




Fisheye - É "o" aplicativo para aplicar aquele efeito "olho de gato" sem precisar do equipamento - que existe e custa cerca de 20 reais o kit nessas lojas made in China. partiu economizar, né? rs









B612 - Esse app lembra as funcionalidades de edição do SnapChat. A dica aqui é: ficou vesgo na foto, ou piscando, mas a foto ficou legal? Adiciona um óculos escuro no B612 que fica tudo certo ;)








PicsArt - Meu app favorito, esse além de aplicar filtros bem legais - como o HDR - ele permite fazer recortes, aplicar texto, borda, enfim, é muito legal. Veja o antes o depois numa foto:



Bem Blogueirinha


Fotos Tumblr, Pinterest, "que foto Blogueirinha", essas são os termos da atualidade. De você quer entrar nesse mundo, pode baixar em seu celular esses apps e pesquisar bastante sobre os estilos dessas fotos. Abaixo selecionamos algumas que achamos bem legais:







Agora que já sabe como tirar fotos legais, que tal pensar no Seguro Viagem?


Clique Aqui e faça uma consulta conosco!

Boa viagem e boas fotos!!

📩 contato@inesqueciveisviagens.net

📱 Whatsapp: 21 96725-1563

☎️ Tel: 2456-2267

📷 Instagram: inesqueciveis_viagens

Facebook 🔷 : Inesquecíveis Viagens

Twitter 🐦 : @InesqueciveisV

Você pode se interessar por:

Manual do Viajante de Primeira Viagem

Os Dez Mais: Aplicativos de Celular para Viagem

Documentação para Viajar

Seguro Viagem: Contrate o Seu

Precisa comprar moeda estrangeira?

Chip de Celular para Viagens Internacionais

#Fotos #Fotostumblr

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now