Onde Esconder Dinheiro Durante uma Viagem e o Que Fazer se Você for Furtado / Assaltado


7 Dicas de Onde Esconder Dinheiro Durante uma Viagem e o que Fazer se Você for Furtado ou Assaltado




Oi Silvana, preciso da sua ajuda. Acabei de perceber que sumiu o dinheiro que eu tinha escondido dentro da mala, de dentro do quarto. O que eu faço?


Oi Silvana, tudo bem? Te contei que fui assaltada no hostel que eu estava na minha última viagem?


Infelizmente relatos como esse tem sido muito frequentes ultimamente. Sabemos que a onda de violência no Brasil.... Pera: não estamos falando do Brasil. Estamos falando de viagens ao Exterior mesmo. Muitos brasileiros ao viajarem para o exterior tem a sensação de que estão seguros, e não tomam cuidado com seus pertences / dinheiro. Alguns casos ocorrem mesmo que a pessoa tenha se precavido. Foi o caso de um grupo de amigos que voltou de uma viagem estilo mochilão pela América do Sul, e teve sua mala roubada no Chile.


Amiga: Te falei que fomos furtados no hostel do Chile? Eu: Sério??? Caramba! Levaram mt dinheiro? Amiga: TODO o dinheiro do Marcelo. E meu levaram a carteira com todos os meus cartões e documentos RG, carteira de motorista. Saímos pro passeio de dia inteiro, colocamos nossas mochilas dentro do armário do hostel no quarto e colocamos nossos cadeados. Qnd voltamos o meu e o do Marcelo estavam arrombados. Meu dinheiro tbm estava todo na mochila, mas estava mais pra baixo em outro lugar, como minha carteira estava logo em cima, ele pegou a carteira e só.

Do Marcelo levaram 4mil

Eu: Caramba!!!!!!! E o hostel fez alguma coisa?

Amiga: Fomos na recepção falamos com a coordenadora, ela viu nas câmeras que um outro hóspede tinha entrado com uma bolsa em nosso quarto, ficado uns 5 min depois saiu e fez check out, quando chegamos à noite ele já tinha ido. O hostel só trocou a gente de quarto, mas não nos deu nenhuma assistência, a coordenadora dizia o tempo todo que o gerente estava de férias no México e que não podia fazer nada. Fizemos o BO na polícia de lá. A gente que teve que ir, e a polícia disse que o hostel que tinha que ligar pra eles irem lá ver as câmeras e pegar as imagens.

EU: Qual o nome do hostel?

Amiga: La Chimba Hostel. Coloquei reclamação na página deles no Fb, eles excluíram e me bloquearam.



E isso não é só exclusividade de Hostels ou hotéis econômicos não!!! Ano passado foi o caso de 4 amigas, clientes minhas, em um resort 5 estrelas em Punta Cana. Felizmente uma delas chegou na hora e viu o ladrão dentro do quarto, que tentou fugir. Na hora elas fizeram reclamação, mas a gerência do hotel tentou fazer com que elas esquecessem, dizendo inclusive que não havia Polícia 24 horas na cidade Depois de muita insistência minha com elas para que fizessem escândalo lá, minhas ligações para os fornecedores do hotel, e também da insistência delas com a gerência, elas conseguiram registrar a queixa, olhar as câmeras e chamaram para uma acariação, onde a hóspede furtada reconheceu o ladrão, ele saiu de lá preso e o hotel devolveu o dinheiro pras hóspedes. Mas isso não é muito comum! Na verdade, de todos anos que trabalho com isso, foi a exceção, infelizmente.


Há poucas semanas mesmo, um casal de clientes que foi pela primeira vez pra Orlando teve US$ 700 furtados de dentro do quarto, no Clarion Inn Lake Buena Vista. Sim, um hotel famosinho e que eu mesma indicava para muitos hóspedes. O hotel se eximiu da responsabilidade, no dia seguinte com a minha insistência e da família os hóspedes foram a Delegacia e registraram o Report, mas já era tarde. De acordo com eles próprios, para que se pudesse fazer algo tinha que ser no mesmo dia. Foi dolorido até pra mim, imagina pra eles!


Eu teria muitos casos para contar.


Mas Silvana, vamos ao que interessa: como evitar que eu seja roubado / furtado no Exterior? E se eu for, como agir?



Previnir é Melhor que Remediar: 7 dicas para evitar ser furtado dentro do hotel / do carro alugado


  1. Antes de reservar seu hotel pesquise se ele já teve casos de furtos / roubos e como o hotel lidou com a situação. Indico sites como Trip Advisor e Yelp para a pesquisa.

  2. Evite andar com muito dinheiro em espécie. Não adianta nada você economizar no IOF mas ficar com muito dinheiro correndo riscos. Divida sempre entre cartão de crédito, débito e pouca coisa em dinheiro. Leia aqui nosso post com dicas de como levar dinheiro ao Exterior.

  3. Distribua-o em locais diferentes: dentro da sua mala (devidamente trancada com cadeado), em um local escondido e bem pouco provável, um pouco na sua carteira, um tanto no cofre do hotel, etc. Assim fica mais difícil de levarem tudo.

  4. Ande sempre com uma doleira (aquela pochete interna) com seu passaporte e parte do dinheiro.

  5. NUNCA, em hipótese alguma, deixe dinheiro, passaporte ou qualquer item de valor, mesmo que por pouco tempo, a vista no hotel ou no carro. Lembre-se que camareiros entram para fazer a arrumação do quarto, e literalmente a ocasião faz o ladrão.

  6. Evite levar itens de valor e deixar no carro, mas se não tiver jeito, coloque escondido no porta malas, e procure estacionar em local mais movimentado.

  7. Se vai fazer compras em um Outlet, por exemplo, leve consigo uma mala vazia de rodinhas, e leve todas suas compras com você até o final do dia. Levar as compras para o carro além de fazer você perder tempo chama atenção de meliantes.


Na minha última viagem pesquisei lugares interessantes para se esconder dinheiro, vejam abaixo


7 opções de lugares para esconder dinheiro durante sua viagem


1) No sutiã ou biquini, dentro da mala: se o sutiã ou biquini tiver forro, você pode tentar esconder na parte de dentro do tecido, e guardar junto com as roupas dentro da mala.


2) Nos bolsos de casacos ou calças, dentro da mala. Lembrando: sempre a tranque com cadeado.




3) Na palminha do calçado: Também uso essa técnica, esconder dinheiro no calçado, abaixo da palmilha.



4) Nas meias: Você pode colocar uma parte dentro das meias, talvez até dentro do sapato também.




5) Embalagens com fundo falso


Eu tenho um vidro de desodorante que uso para esconder dinheiro, não tem como desconfiar. Vale embalagens de protetor solar, de absorventes, e até escova de cabelo


6) Escondidos em falsos equipamentos eletrônicos: Já vi também carregadores de celular adaptados onde se podia esconder dinheiro. Dependendo do modelo do seu, você mesmo pode fazer.





7) Junto com as roupas sujas: Pode parecer nojento, mas dificilmente alguém vai querer mexer na sua roupa suja.



Outras dicas importantes:

  • Tenha a mão os dados de Delegacia de Turista e Consulados dos lugares que visitará. Isso ajudará a saber onde recorrer em caso de problemas.

  • Sempre tenha uma cópia autenticada das páginas 1,2 e 3 do seu passaporte em local seguro (bolsa ou mala). Será necessário caso você precise pedir segunda via

  • Leve com você além do cartão de crédito, um de débito emergencial. Não esqueça de desbloquear antes de viajar. (leia aqui como levar dinheiro em viagem para o exterior).



Não teve jeito e levaram seu dinheiro, ou pertences pessoais? Como agir?



Viagens Nacionais


Menos pior do que em viagens ao Exterior, já que o CDC prevê que o hotel tem sua responsabilidade no caso de furto / roubo em suas dependências.


E como agir se o prejuízo for em:


Espécie: sempre é mais difícil a não ser que você reconheça o meliante. Mas você pode insistir, sendo firme com a gerência do hotel.


Cartão de crédito / débito: Bloquear o mais rápido possível.


Celular: Você pode rastrear, caso tenha essa tecnologia em seu celular, e usar isso para achar o ladrão. Também é importante bloquear a linha o quanto antes.


Documentos: Indo a Delegacia faça o Registro de Ocorrência para que você embarque de volta. Obs. Não é válido se você foi assaltado antes da viagem. Nesse caso as companhias aéreas não aceitam BO por existirem outros meios de identificação que você pode providenciar antes da viagem.


Em qualquer que seja o prejuízo:


INSISTA com o responsável pelo estabelecimento. Exija as filmagens das câmeras para saber quem entrou no quarto / quem passou perto do seu carro.

Uma boa tática também é o escândalo. Os hoteleiros tendem a ceder para evitar que outros hóspedes saibam e assim percam clientes. Isso também é válido para as redes sociais, ameace divulgá-los. Vá a Delegacia NA HORA. Assim você garante que qualquer fraude não recaia sobre você. Se possível informe também os órgãos de proteção ao crédito.




Viagens Internacionais


Amigo, numa viagem internacional tudo é bem mais difícil. EM primeiro lugar, as leis da maioria dos locais não beneficiam aos turistas. Os estabelecimentos não se responsabilizam e vão ignorar você, a não ser que o barulho seja grande.


- Ah, mas vou processar o hotel! Não vale muito a pena. A não ser que seja um país próximo, e você tenha facilidade de voltar aquele país para a audiência. Normalmente o custo de voltar aquele país é mais alto do que o prejuízo do roubo / furto.


Então o que eu faço?

Infelizmente, sem flagrante vai ser muito difícil pra não dizer impossível você reaver o que foi levado. Mas se utilize das mesmas técnicas das viagens nacionais, logo acima. Já tive sucesso com um caso de uma cliente que era jornalista e disse que publicaria nos jornais. Não custa nada tentar, só não perca o limite do razoável, para não ser você o processado.


Dinheiro

Utilize as regras das viagens nacionais. Se você ficou sem dinheiro, use cartão de crédito ou débito para saques. Você pode pedir também que alguém lhe envie dinheiro via ordem de pagamento internacional.


Levaram meus documentos. E agora?

Primeiramente vá a Delegacia. Em seguida, vá até a embaixada do Brasil mais próxima para tirar um novo passaporte ou solicitar o ARB gratuitamente (Autorização de Retorno ao Brasil). Como o nome já diz, este documento permitirá seu retorno ao Brasil. Vale lembrar também que os órgãos consulares não abrem aos finais de semana e feriados.

Para solicitar uma ARB ou um novo passaporte, o consulado irá pedir alguns documentos, como o registro de ocorrência policial, documentos brasileiros originais ou fotocópias autenticadas, como RG ou a certidão de nascimento (ou de casamento) mais algum outro documento brasileiro com foto, que você poderá solicitar que alguém te mande uma cópia por fax do Brasil.

Os consulados podem exigir ainda o título de eleitor e o certificado de reservista para os homens para um novo passaporte.

Sem o passaporte você não pode ir de um país para outro no exterior, portanto, permaneça onde está até que tudo esteja resolvido. Caso você tenha outros países a visitar, o único meio é aguardar a emissão do passaporte novo, que pode ser imediatamente ou levar alguns dias.



Cartões de Crédito


Veja o contato de algumas operadoras e como elas procedem:


- Mastercard

O portador do cartão pode obter a troca de seu cartão perdido ou roubado até o dia seguinte nos Estados Unidos e em dois dias úteis nos demais países. O cliente poderá solicitar um adiantamento de dinheiro para emergências nos bancos conveniados à Western Union que será liberado em até uma hora.

Telefone:

Argentina - 0800-555-0507 Chile - 1230-020-2012 Colômbia - 01-800-912-1303 França - 0-800-90-1387 Itália - 800-870-866 México - 001-800-307-7309 Peru - 0-800-307-7309 Porto Rico e Caribe - 1-800-307-7309 Espanha - 900-97-1231 Venezuela - 0800-1-002-902 Estados Unidos e Canadá - 1-800-307-7309 Outros países - 1-636-722-7111


- Visa

O serviço de atendimento no exterior da Visa irá repor o cartão em até três dias, dependendo do tipo de cartão. Se necessário, poderá ser providenciado um serviço de saque emergencial, mediante o crédito disponível e a aprovação do banco.


Telefone:

Para Visa Classic, Visa Gold, Visa Platinum e Visa Infinite EUA/Canadá - 1-800-396-9665 Outros países - 1-303-967-1098 (a cobrar)


Para Visa Empresarial, Visa Corporativo e Visa Electron 1-800-847-2911 - Estados Unidos e Canadá 1-303-967-1096 - Outros países (a cobrar)


- American Express

O prazo para entrega de um cartão emergencial da American Express no exterior varia entre 24h e 48 horas. A empresa não trabalha com envio de dinheiro emergencial, mas com um processo chamado Money Order (espécie de cheque administrativo) enviado ao endereço da pessoa pelo correio. Com o cheque mais a documentação a pessoa pode ir a um banco que possui carteira de câmbio para depósito e compensação do valor.



Telefone:

(+55) (+34) 2102-6266 (a cobrar)


- Diners

A Diners envia um cartão de crédito provisório em caso de emergência em até 48 horas independente do local em que estiver. A empresa não possui serviço de envio de dinheiro em caso de emergência.



Telefone:

(+55) (11) 4001-4626 (a cobrar)



Cartão pré-pago

Os cartões de débito pré-pago - como o Visa Travel Money , o Cash Passport e American Express Global Travel - e do traveller's check (ou cheque de viagem) eles podem ser facilmente reembolsados em casos de roubo, furto ou perda.


Cartão de débito pré-pago

Se o seu cartão de débito pré-pago foi roubado, basta ligar imediatamente para a central de atendimento da operadora e solicitar o cancelamento do cartão. O cliente ainda pode requisitar um novo cartão ou saque emergencial de valores até o limite disponível no cartão gratuitamente. O prazo para a reposição do cartão varia de acordo com a região ou localidade onde o mesmo deverá ser entregue.

Fonte: Turismo - iG @ http://turismo.ig.com.br/manual-do-viajante/dicas/fui-roubado-no-exterior-e-agora/n1597733614075.html



Clique aqui e consulte seu Seguro Viagem


Tem algum relato que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário na caixa de mensagens abaixo! ;)




📩 contato@inesqueciveisviagens.net

📱 Whatsapp: 21 96725-1563

☎️ Tel: 2456-2267

📷 Instagram: inesqueciveis_viagens

Facebook 🔷 : Inesquecíveis Viagens

Twitter 🐦 : @InesqueciveisV

Esse texto está protegido por direitos autorais, não é permitida a sua cópia ou reprodução sem consentimento prévio por escrito.

...................................................................................................................................................................................................

Você pode se interessar por

Manual do Viajante de Primeira Viagem

Os Dez Mais: Aplicativos de Celular para Viagem

Documentação para Viajar

Seguro Viagem: Contrate o Seu

Precisa comprar moeda estrangeira?

Chip de Celular para Viagens Internacionais

Voltar para o blog

Voltar para o site


#furtonohotel #perdadedocumentos #ondeesconderdinheiro

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now