Dicas: O Que Fazer em Jericoacoara

Dicas: O Que Fazer em Jericoacoara

Jeri é um dos destinos do momento, e tem muita gente boa perguntando por aí o que tem para fazer lá.


Eu que não sou boba nem nada, aproveitei uma promoção de passagens e as companhias das minhas Best Friends de Viagens Forever e piquei minha mula, ou meu jegue no primeiro avião com destino a Felicidade, ops, Ceará. rss


Bem, se você planeja conhecer esse Paraíso, a primeira coisa que precisa saber é como é a cidade. Na verdade Jeri é uma pequena vila de pescadores no meio das dunas do Parque Nacional de Jericoacoara. que fica no extremo Oeste do estado do Ceará (devido a localização geográfica, no Ceará não dividimos como praias do Norte e Sul, e sim Leste e Oeste). Isso significa muito, conforme explicarei nos próximos parágrafos.


Mobilidade: Por ser no meio das dunas, a cidade inteira é só de areia. Você vai a farmácia, é cheia de areia, Você vai a uma loja experimentar uma roupitcha, areia. Você vai a um restaurante chique comer um camarãozinho, mais areia, ou seja, pense na mobilidade do lugar




Tempo de chegada: Jeri fica há cerca de 6h30 de viagem de Fortaleza, feitos 5h de ônibus (prefira as empresas que trabalham com ônibus turístico, e não vans, por serem mais confortáveis) + 1h15 / 1h30 de Jardineira - os antigos paus-de-arara - que são veículos de tração 4x4 (por exemplo, Hilux, Ram, etc) adaptados com banquinhos de madeira que conseguem cortar as dunas em aproximadamente 1h e meia.




E o que tudo isso significa?


1 - Jeri é um lugar alto astral, mágico, mas não tem espaço para o uso de saltos altos - a não ser que queira torcer o pé. Mesmo que você seja a maga dos saltos e saiba andar neles muito bem, ninguém usa, é desconfortável e não é a vibe do lugar.


2 - Também relacionado a mobilidade de uma forma geral: idosos com problemas de locomoção, cadeirantes e pais com bebês em carrinhos dificilmente conseguirão se locomover. Considere esse ponto se você está em um desses grupos e deseja visitar Jeri.


3 - Não rola alugar um carro e ir até Jeri, a não ser que você alugue um 4x4 e seja um excelente mega motorista e, ao chegar na cidade de Jijoca, pague alguém para te indicar o caminho. Não há placa alguma no meio do parque, todos os lados são iguais, e impreterivelmente você vai se perder, visto que o GPS também não funciona.


4 - Passeio de um dia? NEM PENSAR. Imagine 5h e meia para ir e voltar, 11 horas de viagem. O que você faz? Chega em Jeri, diz OI JERI e volta dali mesmo. Ah, mas Silvana, tem muita empresa oferecendo esse passeio e dizendo que dá. Olha, eu não faria NEM se eu tivesse só um dia e a opção não fosse conhecer, e olha que eu sou dada a essas aventuras. Mas em Jeri NÃO vale a pena. Não caia nessa, se programa e fique pelo menos três noites na cidade, o ideal para conhecer tudo rapidamente. Se tiver mais tempo, 5 noites é uma boa opção também.



Agora, vamos ao que interessa.. E o que eu farei em Jeri?


Jeri tem praticamente quatro ruas principais, e as quatro levam até a Praia.



Façam por conta própria



1) Dunas do Por do Sol


Se você não é abastado o suficiente para assistir ao por do sul da sua suíte do Essenza (melhor resort da região e um dos melhores do Brasil), o jeito é dar uma caminhadinha e ir até as dunas que levam o mesmo nome. São cerca de 15 minutos caminhando (alguns bugueiros ou carroceiros te levam por cerca de 10 reais por pessoa, o trecho). De 0 a 10, quanto vale a pena: 100.





2) Pedra Furada

Mais uma vez você precisará lançar mão de uma pequena caminhada, levemente subida (lembre-se, além de ser gratificante para os olhos e o coração, os glúteos também agradecem, e muito) de cerca de 20 minutos por trecho. Ao chegar no topo, você precisa descer. Eu preciso me confessar: eu não desci. Estava de chinelo, tinha chovido naquele dia (o que é um milagre pensando em Ceará) e as pedras, escorregadias, somadas ao meu sobrepeso, sedentarismo e estabanadismo (existe essa palavra??) resolvi observar de cima. Renderam excelentes fotos, claro, mas como não desci ficarei até retornar lá e descer com uma sensação de missão não cumprida. Na volta, cansadas, optamos pelo Uber Jegue, que carregou eu e minhas Bests pela bagatela de 5 reais por pessoa. Eu observei bem o bichinho, e ele estava bonito, bem tratado, pois sim, sou dessas que tem pena dos bichinhos e evita usar, mas ele tava fortinho e bem equipado, então não vi problema.





3) Praia de Jeri

Infelizmente só deu para eu dar uma passada rápida, mas é muito, muito perto de tudo e dá para ir caminhando de qualquer hotel / pousada que você esteja.




Passeios com guia


Segue aqui mais um pulo do gato: deixe para comprar o passeio quando chegar a vila, é mais barato. EU comprei no busão, e me dei mal. Além disso, nunca esqueça de anotar o telefone do bugueiro para casos de emergência. Jeri não tem táxi, se você precisar se transportar para algum lugar, precisará de uma carona.



1) Tatajuba

O seu guia pode dar a opção de ir primeiro as dunas ou ir para a Lagoa de Tatajuba, de acordo com o clima. Ele saberá mais que você, com certeza.

Tatajuba tem uma infinidade de dunas lindas, mas tão lindas, que não tem como descrever.


Primeiramente, para chegar até lá fazemos uma travessia de um lago, passamos por Mangue Seco com uma pequena parada (que também rende excelentes fotos) e depois seguimos para a Lagoa. Isso dá cerca de 40 minutos.




Na lagoa tem algumas redes (similares as da lagoa do Paraíso, aquelas fotos tradicionais de Jeri) e tem aluguel de stand up, caiaque, além das barraquinhas na água e os garçons que vem te oferecer alguma coisa a cada segundo. Curti bastante. Almoçamos em uma barraca local e seguimos para as dunas.




Uma das paradas das dunas conta com esquibunda bem radicais, para você se revigorar no lago quando chegar lá embaixo, mas eu, mais uma vez evitei a fadiga e optei por tirar fotos de lá de cima mesmo (já pensou subir e subir naquela areia mega fofa? Ia chegar lá em cima precisando de tanque de oxigênio. Mas se você é da turma fitness você consegue, rsss).






2) Lagoa do Paraíso / Lagoa Azul / Árvore da Preguiça


Meu guia que era muito esperto levou primeiro a gente pra Lagoa do Paraíso, para podermos chegar com o restaurante ainda vazio e tirar aquelas fotos top antes do povo chegar, Valeu a pena! Peça para seu guia quando for pra lá. #ficaadica


Lagoa do Paraíso

As clássicas fotos de Jeri são tiradas na Lagoa do Paraíso. Mais especificamente na barraca de Praia chamada Alchimia, que detém o "monopólio" do lugar, sendo única barraca do da região. Com isso, claro, os preços são mais caros, mas sinceramente, valem cada centavo.... Chegue cedo, pegue as redes e enjoy seu dia.




Lagoa Azul

Igualmente linda, mas mais vazia, e não tão popular, vale a pena ir e conhecer também.


Árvore da Preguiça





Para Comer

Pra mim, uma das melhores coisas da vida é viajar. A segunda é comer. Junte as duas coisas em uma só, e é então um mega sonho realizado. Amo! E um dos pontos altos de uma viagem à Jericoacoara é justamente a gastronomia. Assim como cidades litorâneas, o forte de Jeri são os frutos do mar. Pescadores fornecem peixe, camarão, lagosta e outros mariscos frescos, diariamente, para as pousadas e restaurantes locais. O centrinho da vila, cheio de becos, camufla verdadeiros achados gastronômicos. É passear e saborear. Uhnnn já deu saudade!!!


Dona Amélia


O Dona Amélia é conhecido por dois motivos: o famoso (e dizem) melhor camarão no abacaxi de Jeri ; e o Forró, que rola solto as quartas e sábados. Infelizmente não tive tempo de conhecer nenhum dos dois. Mais um motivo para voltar ;)


R. do Forró, 440 - Jericoacoara


Tamarindo

O Tamarindo é um dos melhores restaurantes de Jericoacoara. Além do om atendimento, o restaurante brinca com diversos ingredientes da cozinha brasileira e oferece cardápio diferenciado e saboroso. Não deixe de experimentar o diferente sorvete de tamarindo.


Travessa Ismael (Rua da Farmácia), Centro, Jericoacoara - CE



Sabor da Terra

Indicação de uma amigo, comemos lá o clássico bife com batata frita, que estava delicioso, e com bom preço. O local, assim como outros em Jeri, conta com o tradicional chão de areia. Show de bola!


R. do Forró, Jericoacoara - CE​



Padaria Santo Antônio

Jeri é assim: inesperada. E como a cidade, um dos principais points gastronômicos do lugar é a simples e imperdível Padaria Santo Antônio. O mais interessante do lugar é o horário: a partir das 2h da madrugada começam a chegar os primeiros clientes, que se aglomeram no local em busca do singular pãozinho. Mas atenção: esqueça ingredientes requintados, misturas inesperadas e toda a complexidade da cozinha moderna. A padaria serve singelos e deliciosos pãezinhos recheados.


Rua São Francisco, Jericoacoara, Ceará





Vida Noturna


Quem curte tanto uma calmaria e sossego como badalação noturna pode procurar por Jeri e não se decepcionará. Assim como a grande maioria das cidades nordestinas, o forró comanda a região.


A noite se inicia tarde em Jeri, mas a penumbra clássica (e segura) da vila conferem um clima místico, com maior visibilidade da lua e das estrelas e o barulhinho do grilo ou até do mar, ao fundo. A variedade de restaurantes por lá é enorme, e praticamente todos investem no clima rústico e lançam mão de apresentações diversas de música ao vivo para aumentar o clima convidativo do local.


Quando o sol se põe e a noite cai, várias barraquinhas de bebidinhas coloridas montadas no final da Rua Principal, próximo da praia. Muitas pessoas ficam por ali conversando e tomando as famosas caipifrutas e caipirinhas. Outro point é o Samba Rock, que na noite que fomos, pelo menos, não tocava sem samba nem rock, mas sertanejo. rss


O próximo ponto nessa maratona noturna é o Planeta Jeri, um bar famoso com música ao vivo. Cerca de duas da manhã esses locais começam a esvaziar, e você se pergunta: para onde estão indo todos? Dependendo do dia da semana a galera termina a noite no Mama África, espaço com música a céu aberto, ou o famoso Dona Amélia, responsável pelo melhor forró pé de serra da região.




Outras dicas importantes


Em Jeri não há caixa eletrônico (apenas um do Bradesco que nem sempre tem dinheiro) muito menos agências bancárias. Leve dinheiro para as pequenas despesas e lojas menores. Em geral, restaurantes e lojinhas aceitam cartão de débito e crédito;


- Não esqueça o protetor solar e os óculos escuros. Por estar muito próximo ao mar, a brisa marinha passa a impressão de que a pele não está queimando, mas estão sim. Os óculos escuros protegem da areia e também dos raios solares;


- Lembrando também a questão da mobilidade, evite malas grandes e pesadas para Jeri. Fora o mico, é dificílimo de levar uma mala de rodinhas na areia;


- Quem não gosta de vento deve evitar principalmente o mês de agosto – quando sempre venta bastante. Por outro lado, para quem quiser aprender a fazer esportes como kite e windsurf, é um dos melhores lugares do mundo.


- Quer viajar numa data que não chova nunca? Embora no Ceará ocorram poucas chuvas, de agosto a novembro é mais raro ainda. Mas lembre-se, viajar em época de seca é pegar as lagoas mais vazias, o que não é tão bonito. E mesmo que chova, será sempre uma chuvinha de um dia, no máximo, passageira, e nem assim vai rolar de usar um casaco.




📩 contato@inesqueciveisviagens.net

📱 Whatsapp: 21 96725-1563

☎️ Tel: 21 2456-2267

📷 Instagram: inesqueciveis_viagens

Facebook 🔷 : Inesquecíveis Viagens

Twitter 🐦 : @InesqueciveisV

Esse texto está protegido por direitos autorais, não é permitida a sua cópia ou reprodução sem consentimento prévio por escrito.

...................................................................................................................................................................................................

Você pode se interessar por

Manual do Viajante de Primeira Viagem

Os Dez Mais: Aplicativos de Celular para Viagem

Documentação para Viajar

Seguro Viagem: Contrate o Seu

Precisa comprar moeda estrangeira?

Chip de Celular para Viagens Internacionais

Voltar para o blog

Voltar para o site

#Nordeste #Dicas

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now