Dicas: O que fazer em Fortaleza

Dicas: O que fazer em Fortaleza

Muitas vezes quando pensamos em Nordeste, pensamos na capital cearense. Não a toa, pois a região tem inúmeras opções de lazer e entretenimento que atraem milhares de turistas brasileiros e estrangeiros todos os anos. Já indicamos no post anterior Onde Se Hospedar em Fortaleza, então agora vou indicar o que fazer lá.


Um fato importante a se pensar sobre Fortaleza é que as praias urbanas (Iracema, Meirelles, Mucuripe) NÃO são aptas para banho. Por isso, os passeios costumam ser em Municípios próximos, cerca de 1h de distância, o que não deixa de ser um deleite para aquele que gosta de conhecer o entorno da cidade que visita. Ainda assim a capital também tem atrativos super interessantes para alguns dias de passeios.


Abaixo enumero alguns, espero que ajude!



Passeio panorâmico pela cidade de Fortaleza


Quando você fecha um pacote em agência de viagens, geralmente já inclui o city tour. Esse passeio, como diz o nome, é Panorâmico, logo ele passa mas não para. Os pontos por onde o city tour passa são:

  • Orla marítima de Fortaleza

  • Estátua de Iracema

  • Praia do Futuro

  • Praia do Mucuripe (bairro nobre da Aldeota)

  • Mausoléu do ex-presidente Castelo Branco

  • Praia de Iracema

  • Catedral Metropolitana

  • Mercado Central (sem parada),

  • Fortaleza de Nossa Senhora De Assunção

  • Dragão do Mar

  • Praça dos Mártires

  • Centro de Turismo (antiga Cadeia Pública).


Normalmente a duração do passeio é de 2 horas.


Outros passeios imperdíveis para se fazer em Fortaleza

Pontos que os city tours não levam, ou levam e não param, mas valem a pena conhecer por conta própria.

Ponte dos Ingleses

​Também conhecida como Ponte Metálica, apesar de ser feita de madeira (rs) é um dos principais pontos turísticos da capital. Vale belas fotos, e se quiser aproveitar o belo horizonte para pegar o por do sol, é um ods lugares mais indicados para isso. Se for sua idéia, inverta o roteiro e deixe a Ponte por penúltimo, para depois aproveitar um chopp no Dragão do Mar. Mas só faça isso se estiver acompanhado e preste bastante atenção. Eu particularmente não arrisco, pois é um ambiente bastante hostil, principalmente a noite. Fica a dica!

Centro Cultural Dragão do Mar

Abriga o Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea, com exposições​​ temporárias, e o planetário, além de salas de cinema. Fica só 500 metros de distância da Ponte dos Ingleses. Você pode dar uma passada após ter ido à Ponte, como sugerimos nesse roteiro, ou deixar para o final do dia, aproveitando um happy hour num dos bares instalados nos casarões que rodeiam o complexo. Mas cuidado: a região é das mais perigosas, repletas de mendigos, viciados, pedintes e batedores de carteira. Esteja atento.

Catedral Metropolitana


A Praça Pedro II, no centro de Fortaleza, abriga a Catedral Metropolitana, uma das principais atrações da cidade. A Catedral em estilo neogótico românico tem imponente arquitetura e belo acervo de arte sacra. A pé são apenas 700 metros de distância do ponto anterior, o Centro Cultural, mas.... Eu não iria a pé, pelo menos não sozinha e nem portando objetos de valor. Opte por um Uber, mesmo sendo pequena a distância (que aliás, de carro é cerca de 1500 metros).


Teatro José de Alencar

Contruído em 1930 e tombado pelo IPHAN em 1964, o Teatro apresenta arquitetura Art Nouveau e belíssimos jardins projetados pelo paisagista Burle Marx. Assim como os demais pontos turísticos da área central de Fortaleza, recomenda-se prudência na visita e atenção ao chegar e sair do loca.

Praia do Futuro

A praia do Futuro fica há cerca de 40 minutos de carro do Centro de Fortaleza, e é a única praia balneável da região metropolitana da cidade.

Vida Noturna


Fortaleza, cidade do humor e do forró, tem programação extensa dedicada aos temas para cada dia da semana.


As segundas-feiras o point é no Pirata, um bar com shows temáticos e muito forró na praia de Iracema, bem próximo ao Lupus Beer.


Por falar no Lupus Bier, de terça a quinta você pode visitar para um jantar com buffet regional incluindo também massas e pizzas. O destaque da noite são os shows de comediantes cearenses, dentre eles a Rossicléa. e o Tirulipa.

As terças-feiras são concorridas no Arre Égua. O bar, além de apresentar shows de forró pé-de-serra, é também um espaço cultural com um ambiente que faz referência ao sertão nordestino.


Quinta-feira é o dia do caranguejo e você não pode sair de Fortaleza sem ir a alguma caranguejada. Minha sugestão para as quintas é ir a alguma das barracas da Praia do Futuro, que também contam com programação noturna. A mais famosa é a barraca Chico do Caranguejo, que além de servir um caranguejo caprichado, tem música ao vivo e show de humor.


E todos os dias da semana você pode aproveitar um barzinho no Dragão do Mar (tomando os devidos cuidados com a região) ou um barzinho a beira mar, principalmente na Praia do Meirelles, mais movimentada a noite.

Comprinhas em Fortaleza

Como toda cidade grande concentra um razoável número de shoppings, mas o que mais interessa a nós, turistas que adoram uma recordação de viagens são as Feirinhas. E Fortaleza com certeza é um dos melhores lugar para se fazer comprinhas de artesanato no Nordeste, senão o melhor: preços baixos e grande variedade de itens, tanto de souvenirs como roupas, trajes de praia, bijus transadas e até mesmo decoração para sua casa são itens encontrados facilmente em qualquer uma das opções abaixo

Antiga Cadeia Pública

Distante cerca de 700 metros do Mercado Central, a premissa é a mesma dos pontos turísticos do Centro de Fortaleza: cuidado ao ir sozinho, prefira um Uber, mesmo sendo um curto caminho. Nesse local você encontra também artesanato local.

Mercado Central de Fortaleza

Há apenas 200 metros a pé da Catedral Metropolitana, o Mercado Central é um dos principais lugares para comprinhas em Fortaleza. Dotado de 4 andares e cerca de 600 lojas, nele você encontra praticamente os mesmos produtos que você encontra na Feirinha. Eu sempre ouvi falar que na Feirinha os produtos são mais caros, mas, sinceramente, em minha última visita achei que os dois custam o mesmo nos dois lugares, via de regra. Se você tiver tempo para ir nos dois, e gostar de ver os produtos, fazer compras, vá. Mas se não tiver tempo, priorize a feirinha, que você pode procurar se hospedar próximo e ir após a chegada de um passeio, já que a feirinha só fecha as 23 horas.



A ida ao Mercado Central e Antiga Cadeia Pública podem ser combinados com os demais passeios indicados na listinha acima. Fiz uma rota de carro para ajudar a se localizarem, para quem se interessar no mapinha, clique na imagem

Feirinha do Meireles

A região da Feirinha do Meireles é referência também de hospedagem, pois lá não só concentra a os melhores hotéis de Fortaleza como o maior espaço para venda de artesanato e produtos locais. Conta com mais de 600 barracas e o mais legal é que o horário de funcionamento é das 17 as 23 horas, ou seja, dá para fazer aquele passeio para alguma cidade vizinha, chegar e ir a Feirinha fazer as comprinhas. Eu adoro!!



Se você estiver pela Feirinha, SUPER RECOMENDO um sorvetinho artesanal chamado San Paolo, que fica quase em frente a Feirinha. Eu fiquei apaixonada e queria ir todos os dias... Não estou ganhando nada com isso não, aviso logo. rsss


Passeios nos municípios vizinhos a Fortaleza

Praia Beach Park


Saindo de Fortaleza, a 22Km em sentido leste, na Rota do Sol Nascente, escondida entre as dunas do município de Aquiraz, podemos encontrar a praia do Porto das Dunas. Aqui também está localiza o Parque Aquático Beach Park (não incluso o ingresso), um dos maiores atrativos turísticos de Ceará, com exceção do Parque Eólico. Atraindo muitas pessoas, por ser uma combinação de praia e parque aquático, contando com hotéis resort, lojas de “souvenirs”, museu da jangada, centro de convenções, além de uma estrutura de atendimento, restaurante na praia.

Beach Park



Passeio para Praia de Águas Belas

Localizado aproximadamente 60 km de Fortaleza, Águas Belas é o mais novo destino turístico do Ceará, no Município de Cascavel, na Costa do Sol Nascente. Com águas claras, é considerado como um paraíso de mar calmo, águas límpidas e verdes esmeralda que formam uma paisagem incrível e encantadora pela formação de suas piscinas naturais. O contraste entre suas areias habitadas por belos coqueirais e o encontro do rio mal-cozinhado com o mar, produz variações nas cores de suas águas, atraindo muitos e muitos turistas de diversos locais. Atravessando o rio Mal-cozinhado, se prolonga pelas desertas areias. Além disso, conta com restaurante e passeio opcional de buggy.




Passeio para Praia de Morro Branco e Praia das Fontes


Localizado a 85 km de Fortaleza, Morro Branco vêm se tornando cada vez mais frequentado por turistas, onde até mesmo já foi cenário de várias produções televisivas e cinematográficas; possui uma combinação perfeita entre a beleza rústica e a sofisticação, no qual se encontram muitos trabalhos artesanais feitos em recipientes de vidro. Aqui, os turistas são conduzidos por guias locais até os labirintos, formados entre dunas e falésias, de onde são retiradas as diversas tonalidades de areias coloridas.




Passeio para Praia da Canoa Quebrada


Localizada a 156 km de Fortaleza, no município de Aracati, Canoa Quebrada é uma praia paradisíaca, própria para os que buscam paisagens místicas e exóticas. Cercada de falésias que atuam como mirantes naturais, Canoa Quebrada parece ter parado no tempo, com toda a sua simplicidade declarada nos nativos e nas barracas da praia que servem uma riqueza de pratos à base de frutos do mar.




Passeio pela Praia do Cumbuco


Ao lado Leste de Fortaleza, aproximadamente 37 Km, no município de Caucaia, encontramos a Praia de Cumbuco. Antiga colônia de pescadores, qual encanta por sua paisagem repleta de dunas com verdes coqueiros que contrastam com as lagoas próximas. Abrigando também hotéis, bares e restaurantes, além de oferecer várias opções de lazer, como o rústico passeio de jangada e o divertido passeio de jegue e cavalo.



Passeio pela Praia de Lagoinha


Localizada a 104 km de Fortaleza, no município de Paraipaba, Lagoinha é uma das maiores atrações na Rota do Sol Poente. Antigo esconderijo de piratas franceses, Lagoinha é uma tranquila colônia de pescadores situada num mirante, de onde se aprecia uma exuberante paisagem de coqueiros, na praia de areia branca e dunas avermelhadas que acolhe as preguiçosas ondas de suas enseadas naturais. Os bares e restaurantes oferecem passeios opcionais de pau-de-arara, combinados com barcos que levam os turistas a conhecer a Lagoa das Almécegas.



Passeio pela Praia de Mundaú


Mundaú fica localizada a 130 km de Fortaleza em uma área do litoral oeste, onde a natureza habita desde suas épocas originais. Sua costa possui uma pequena enseada de águas cristalinas e esverdeadas, cercado de dunas e coqueirais. Os ventos constantes sopram a favor dos adeptos dos esportes de vela. Outra alternativa é o passeio de barco no rio Mundaú, que além de formar pequenas ilhas ao longo do seu percurso, contorna belíssimas dunas de areia branca até o seu encontro com o mar.


Jericoacoara

Um dos destinos mais procurados atualmente, e com toda razão. Jeri,, para os mais íntimos, é um lugar lindo, vibe super altro astral, mas.... Longe. São cerca de 6h30 de viagem de Fortaleza, sendo 4h em rodovia, em transporte normal (ônibus de viagem / van) e mais 1h15 / 1h30 em veículo de tração 4x4, as famosas jardineiras.


Vale a pena? SIM. Muito. Se você tiver pelo menos três dias para ficar lá.


Muitas empresas hoje fazem passeio de ida e volta no mesmo dia. Agora que você sabe quanto tempo leva para ir, quanto para voltar, acha que vale a pena?


Portanto, se deseja conhecer esse paraíso, faça as reservas de hospedagem antecipadamente, reserve os traslados (nada de ir de carro alugado ou você pode atolar nas dunas, na chegada de Jeri) e curta muito.



E se não aguenta mais de vontade de passar suas férias em Fortaleza, não espere mais. As melhores promoções e ofertas de hotel e tudo o que você precisa para fazer uma Inesquecível Viagem, você encontra aqui. Solicite sua reserva agora mesmo com total segurança e muitas promoções.



📩 contato@inesqueciveisviagens.net

📱 Whatsapp: 21 96725-1563

☎️ Tel: 21 2456-2267

📷 Instagram: inesqueciveis_viagens

Facebook 🔷 : Inesquecíveis Viagens

Twitter 🐦 : @InesqueciveisV

Esse texto está protegido por direitos autorais, não é permitida a sua cópia ou reprodução sem consentimento prévio por escrito.

...................................................................................................................................................................................................

Você pode se interessar por

Manual do Viajante de Primeira Viagem

Os Dez Mais: Aplicativos de Celular para Viagem

Documentação para Viajar

Seguro Viagem: Contrate o Seu

Precisa comprar moeda estrangeira?

Chip de Celular para Viagens Internacionais

Voltar para o blog

Voltar para o site

#Nordeste #Brasil #Dicas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now