Seguro Viagem: Como funciona? Para que serve? É realmente obrigatório?

Seguro Viagem: Como funciona? Para que serve? É realmente obrigatório?



Muitas pessoas desconhecem a existência do seguro, outros ignoram, pois acreditam ser um custo desnecessário... Mas afinal, como funciona, para que serve, e é realmente obrigatório?


O que é

Seguro viagem é como um plano de saúde + seguro contra problemas que possam vir a acontecer durante a viagem. Ele vai proteger o contratante desde questões de saúde no local (acidentes, mal estar, doenças crônicas e/ou pré existentes) a problemas em relação a viagem em si, como problemas com extravio de bagagem, problemas judiciais no local, e até mesmo Cancelamento de Viagem. Explicarei melhor cada item. Clique aqui e consulte seu Seguro Viagem


Seguro de Viagem x Assistência de Viagem

Seguro é quando você estará assegurado, mas precisará arcar com as despesas do seu bolso para depois ser reembolsado. Assistência é quando você será atendido, dentro do previsto no contrato, sem pagar por isso.

A seguradora que indicamos é a Affinity Seguros, que trabalha com Assistência de viagem, ou seja, não será necessário pagar nada adiantado, salvo em casos que não haja clínicas especializadas, como lugares muito remotos, onde não exista assistência médica particular ou Navios de Cruzeiros, onde a clínica médica pertence a armadora do navio e que não faz convênios com seguradoras.


Meu cartão de crédito oferece seguro viagem gratuitamente

Alguns cartões oferecem seguro viagem gratuitamente, normalmente se você compra a passagem aérea com o cartão. Mas MUITA atenção! Normalmente apenas os cartões com perfil Platinum ou Superior oferecem, e quando oferecem realmente! É necessário ter atenção máxima principalmente nas coberturas, tanto em valor máximo quanto de itens emergenciais que o plano cobre. Não recomendo, mas se você vai para Europa ou vai fazer um intercâmbio, aí mesmo que não aconselho de forma alguma! Já ouvi diversas reclamações sobre seguro de cartão, e eu mesma passei por uma situação desagradável numa viagem a Las Vegas. Liguei para meu cartão, um American Express Platinum e fui informada de que teria o seguro, e bastava ligar para o Amex caso houvesse alguma necessidade. Em viagem me levei um tombo e machuquei o braço, que infeccionou tão feio que precisei de remédios. Liguei para o cartão, e então me disseram que para poder usar o seguro eu teria que pagar uma taxa, como se fosse uma mensalidade que depois quando eu voltasse eu poderia cancelar. Primeiro que essa mensalidade era mais alta que o valor do seguro se eu tivesse feito do Brasil. Segundo, que depois a gente esquece com as atribuições do dia-a-dia, e não cancela, fica pagando um produto o qual não terá uso e que também onerou ainda mais a viagem. Leia no final desse post mais alguns relatos sobre o uso do Seguro / Assistência viagem para ajudar na sua decisão.


É realmente obrigatório?

Sim e não. É obrigatório pra Europa (vide o tópico Tratado de Schengen, abaixo) e para Intercâmbio em alguns países. É extremamente recomendado para qualquer outro destino. E pessoal, custa tão barato.... Um seguro viagem custa a partir de R$ 10 por pessoa para até 3 dias (viagem nacional). Vale a pena ficar desprotegido?? Clique aqui e consulte seu Seguro Viagem




Tratado de Schengen

De acordo com o Tratado de Schengen, para brasileiros viajarem para qualquer um dos 26 países membros não é necessário visto, mas seguro viagem com valor mínimo de 30 mil euros, o que eximiria o País de arcar com despesas médicas de um turista. A determinação é que não seja autorizada a entrada sem estar portando um seguro, entretanto, já ouvi diversos relatos de pessoas que entraram sem. Sorte ou não, eu pessoalmente mesmo não se tratando de Europa, sempre faço o meu seguro de viagem, o que já me salvou e a alguns clientes de apertos. Veja abaixo alguns relatos. Clique aqui e consulte seu Seguro Viagem




Coberturas

Existem dezenas de planos de acordo com a cobertura mínima que você precisa, o destino que você vai e o número de dias. Copio abaixo uma tabelinha de algumas opções



Affinity Nacional- Plano mais Básico e Mais econômico


Affinity 10 Internacional- Plano mais Básico e Mais econômico

Esse plano não tem cobertura para Europa, devido ao valor.


Affinity Europa

Esse é o plano mínimo para viajar para Europa.

Affinity 500

Esse plano é o com maior cobertura, e consequentemente maior valor.

Estou em viagem, como usar o seguro viagem?


Dependendo da emergência o cliente pode primeiramente entrar em contato com o seguro para informar a situação e perguntar como proceder. Geralmente a ligação é gratuita, pelo menos na Affinity, que é o seguro que indicamos. Acionando a seguradora a mesma irá perguntar o endereço do hotel e irá indicar associado mais próximo para encaminhamento. Não será necessário efetuar pagamento, salvo em alguns lugares remotos que porventura a seguradora não tenha nenhum hospital associado. Nesses casos o procedimento é solicitar e guardar todos os comprovantes de despesas: laudo médico, receita médica, atestado, pedido de exames, recibos, etc etc. Após o acontecido o cliente irá preencher um formulário e enviar a documentação para a empresa em SP, e será reembolsado numa média de 30 dias.

Observe SEMPRE a cobertura do seu plano e em quais itens estará assegurado.


Nós indicamos a Affinity Seguros, que trabalhamos há anos e nunca tive nenhum problema, pelo contrário, tem um atendimento maravilhoso em viagem e resposta rápida. Não deixe de fazer seu seguro viagem. Clique aqui e consulte o seu.


Relatos: Precisei usar o seguro de viagem


Pneunomia em Las Vega - seguro do cartão Visa Infinite - US$ 70.000 de prejú

Em viagem de comemoração de aniversário com a esposa, em Las Vegas, um senhor começou a se sentir mal após quase uma semana de viagem. No dia anterior ao que deveria ser o retorno ele começou a apresentar febre, dificuldade de respirar e dor nas costas, sendo levado ao médico e diagnosticado com pneumonia. Os filhos que estavam no Brasil ficaram preocupados pois os pais não falavam inglês, e ficaram em contato com o Cartão Visa Infinite para atendimento. Ao ligar para a Central do cartão foram informados que o contato deveria todo ser realizado com os atendentes dos Estados Unidos - em inglês e com custo de ligação internacional. Após 4 dias de internação e um antes do seu retorno, o escritório dos EUA informaram ao filho do senhor doente que o plano adquirido não tinha cobertura por ser uma "doença pré existente" e então o casal teve que arcar integralmente com a continha do hospital no valor de US$ 60.000 (isso mesmo, 60 mil dólares) + alteração das passagens aéreas + despesas de estadia da acompanhante + despesas farmacêuticas e despesas telefônicas. Leia na íntegra aqui:.


Furúnculo em Viagem a Orlando - Disney

Durante a viagem de 15 dias de um cliente ele teve um furúnculo tão grande na coxa que não conseguia andar. Foi a um médico local e pagou a bagatela de US$ 2000 para a extração do furúnculo. O cliente não fechou seguro viagem pois disse que tinha do cartão, mas quando chegou lá, o seguro do cartão não cobria. Resultado: prejuízo total.


Infarto dois dias antes da viagem

Uma cliente nossa sofreu um infarto e precisou fazer um cateterismo as pressas, motivo pelo qual precisou cancelar a viagem. Nesse caso a multa era quase que total, mas como a cliente tinha adquirido o seguro saúde, ela foi reembolsada e não teve nenhum prejuízo.


Incidente no avião e dente quebrado

Em uma viagem a Foz do Iguaçu, no momento do pouso o avião sacudiu muito forte e a cliente bateu com a boca no assento a frente, quebrando metade de um dos dentes. Assim que desceu o próprio receptivo a levou para um dentista, e com a cobertura do plano a cliente não teve nenhum prejuízo.


Incidente no Navio de Cruzeiro: corte na testa

Uma cliente em viagem do navio Soberano, aqui na costa brasileira, All Inclusive, se excedeu um pouquinho na bebida e ficou um pouco sem percepção. Escorregou e bateu com a cabeça, precisando ir para a Emergência do navio para levar uns pontos. Não era cliente nossa, mas um conhecido que não fez seguro. Resultado, além dos pontos ainda teve que pagar US$ 600 pelos procedimentos no navio. A dor de cabeça foi grande, literalmente.


Alergia alimentar em viagem de Cruzeiro na Europa

Ao oferecer o seguro viagem para uma cliente viajando para a Europa de Cruzeiro, ela respondeu: eu tenho seguro pelo cartão. Eu avisei a ela para que verificasse as coberturas, se eles emitiam apólice, pois a maioria dos cartões tem um limite inferior e não emite apólice, o que não funcionaria para passar na imigração. Ela por precaução resolveu fazer o seguro adicional, e essa foi a sorte dela. Durante a viagem aconteceu um problema grave de alergia alimentar, com risco de fechamento de vias aéreas e necessidade de observação por quase três dias na Emergência do navio. No final, a conta: quase 3 mil euros. Se não fosse a contratação do seguro, fora o estresse para conseguir em alto mar falar com o cartão, o prejuízo de cerca de 15 mil reais. No final das contas, deu tudo certo.


Afogamento com Óbito

Um cliente americano em viagem ao Rio com a esposa e mais um casal de amigos fechou passagem aérea, hotel e alguns passeios comigo. Ao oferecer o seguro, ele disse que não queria devido ao seguro do cartão. Esse caso foi muito triste, pois em um mergulho na praia da Barra o cliente se afogou, vindo a falecer. A esposa, além de atônita, não sabia absolutamente nada do seguro, se realmente existia, e ao tentar falar com o cartão não conseguiu resolver nada. Resultado, além de todo o trauma e estresse, precisou pagar uma nova passagem para ela e os dois amigos na mesma companhia que faria o traslado do corpo do esposo, gastando só em passagens mais de 5 mil dólares.


Esses são apenas alguns dos inúmeros relatos que tenho. Eu não queria chocar nem forçar a barra, mas acho importante que todos saibam pois as vezes não damos atenção ao seguro, e depois que estiver em viagem não tem como voltar atrás. Um investiimento tão pequeno por um retorno tão grande, minha opinião e conselho é: não deixe de fazer o seguro. Clique aqui e consulte seu Seguro Viagem


Tem algum relato que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário na caixa de mensagens abaixo! ;)




📩 contato@inesqueciveisviagens.net

📱 Whatsapp: 21 96725-1563

☎️ Tel: 2456-2267

📷 Instagram: inesqueciveis_viagens

Facebook 🔷 : Inesquecíveis Viagens

Twitter 🐦 : @InesqueciveisV

Esse texto está protegido por direitos autorais, não é permitida a sua cópia ou reprodução sem consentimento prévio por escrito.

...................................................................................................................................................................................................

Você pode se interessar por

Manual do Viajante de Primeira Viagem

Os Dez Mais: Aplicativos de Celular para Viagem

Documentação para Viajar

Seguro Viagem: Contrate o Seu

Precisa comprar moeda estrangeira?

Chip de Celular para Viagens Internacionais

Voltar para o blog

Voltar para o site



#Dicas #Documentação #MarinheirosDePrimeiraViagem

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now