Passo a Passo: Como Validar a Vacina da Febre Amarela



Com a questão da vacinação da febre amarela, muitas pessoas tem tido dúvidas de como proceder. Se você já leu nosso post "Devido ao Surto de Febre Amarela Países Exigem Vacinação de Brasileiros" e ainda tem dúvidas em como validar a sua vacina, esse passo a passo é para você.


Você já tomou a vacina (dez dias antes da viagem, no mínimo, lembre-se): E agora, basta viajar normalmente?


NÃO.


Você precisa validar internacionalmente sua vacina, ou seja, emitir certificado internacional. Chama-se oficialmente "emissão de CIVP" que significa "Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia", que comprova para os demais países que você tomou determinados cuidados para poder entrar naquele país.


Sei que parece difícil, mas é algo super fácil, segue o passo a passo:


1º Passo - Se vacinar em um posto de saúde com até 10 dias de antecedência da viagem

2º Passo - Fazer pré cadastro para agilizar o atendimento no link:

http://www.anvisa.gov.br/viajante. É opcional, mas com a grande demanda facilita bastante.3o Passo - Comparecer pessoalmente ao estabelecimento que emitirá o Certificado. Abaixo está uma tabelinha que mostra no Rio de Janeiro os locais mais indicados.


OBS. De acordo com a informação no site da ANVISA há alguns postos de Saúde onde você já pode sair com o Certificado (vide na tabela abaixo), e dizem que é bem mais rápido. Eu não testei, mas caso você more perto de um desses locais, não custa uma tentativa. Volte aqui depois para nos contar, ok?

Caso você não esteja no Rio de Janeiro, clique nesse link onde constam os locais:

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/centros.pdf


4ª Passo – Apresentar o cartão nacional de vacinação e um documento de identidade original com foto.

Muito importante: o cartão deve estar preenchido corretamente com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Aconteceu comigo de chegar ao aeroporto e tinham esquecido de colocar o lote da vacina na carteira, e não emitiram o meu certificado. Por sorte, para onde eu estava viajando não era obrigatória a vacina, por isso pude seguir viagem, MAS, por esse motivo também eu indico que confira a documentação e não deixe para última hora a validação, pois você pode deixar de viajar por conta disso.

A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos. Menores de 9 meses não se vacinam, mas preste atenção a data que ele completa 9 meses, se completar enquanto estiver viajando será necessária também a vacinação e certificação.

Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 anos quando os pais ou responsáveis solicitarem a emissão do Certificado nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.


Sou alérgica ou não posso tomar essa vacina por questões médicas, e agora?



Calma, esse também não é um bicho de sete cabeças. Nesses casos, você pode solicitar ao seu médico um atestado oficial ((link do modelo abaixo) e apresentar junto a Anvisa, seguindo os passos anteriores para que seja autorizada a sua viagem sem maiores problemas.


Clique aqui e baixe o Certificado Oficial Contra Indicação / Isenção de Vacinação.



Perdi o comprovante de vacinação. E agora?

Puxa, que chato né? Mas acontece. Nesse caso você deve comparecer ao posto onde se vacinou e solicitar segunda via do comprovante. Já me disseram num posto que nem sempre eles encontram, por isso, faça o possível para não perder esse documento super importante. Agora, caso você não se lembre onde se vacinou, ou mora longe atualmente, vai ficar bem mais difícil. Você NÃO pode tomar novamente, lembre-se. Tente conversar com seu médico se ele emite um atestado alegando que você é alérgico. Definitivamente não aconselhamos esse tipo de coisa, mas realmente não queremos que perca sua viagem, o que irá acontecer se você não tiver a vacina exigida. Então, ou é isso, ou é cancelar a sua viagem. :/

Não esqueça do Seguro Viagem! Clique aqui e reserve você mesmo.


Esse texto está protegido por direitos autorais, não é permitida a sua cópia ou reprodução sem consentimento prévio por escrito


....................................................................................................................................................................................................

Você também pode se interessar por

Manual do Viajante de Primeira Viagem

Os Dez Mais: Aplicativos de Celular para Viagem

Documentação para Viajar

Primeira Viagem Internacional: com o que eu preciso me preocupar?

Voltar para o blog

Voltar para o site

#Dicas #Brasil #Documentação

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now