Passo a Passo: Como Validar a Vacina da Febre Amarela



Com a questão da vacinação da febre amarela, muitas pessoas tem tido dúvidas de como proceder. Se você já leu nosso post "Devido ao Surto de Febre Amarela Países Exigem Vacinação de Brasileiros" e ainda tem dúvidas em como validar a sua vacina, esse passo a passo é para você.


Você já tomou a vacina (dez dias antes da viagem, no mínimo, lembre-se): E agora, basta viajar normalmente?


NÃO.


Você precisa validar internacionalmente sua vacina, ou seja, emitir certificado internacional. Chama-se oficialmente "emissão de CIVP" que significa "Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia", que comprova para os demais países que você tomou determinados cuidados para poder entrar naquele país.


Sei que parece difícil, mas é algo super fácil, segue o passo a passo:


1º Passo - Se vacinar em um posto de saúde com até 10 dias de antecedência da viagem

2º Passo - Fazer pré cadastro para agilizar o atendimento no link:

http://www.anvisa.gov.br/viajante. É opcional, mas com a grande demanda facilita bastante.3o Passo - Comparecer pessoalmente ao estabelecimento que emitirá o Certificado. Abaixo está uma tabelinha que mostra no Rio de Janeiro os locais mais indicados.


OBS. De acordo com a informação no site da ANVISA há alguns postos de Saúde onde você já pode sair com o Certificado (vide na tabela abaixo), e dizem que é bem mais rápido. Eu não testei, mas caso você more perto de um desses locais, não custa uma tentativa. Volte aqui depois para nos contar, ok?

Caso você não esteja no Rio de Janeiro, clique nesse link onde constam os locais:

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/centros.pdf


4ª Passo – Apresentar o cartão nacional de vacinação e um documento de identidade original com foto.